Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
306.734098115    L177n    DIS   
Autor Principal Lago, Syane de Paula .
Entradas Secundárias - Autor Maués, Maria Angélica Motta
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Namoro pra casar? namoro pra escolher (com quem casar) : idéias e práticas de namoro entre jovens em Belém/PA / Syane de Paula Lago ; orientadora, Maria Angelica Motta-Maués
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 122 f. : il. ; 29,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia, 2002.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : namorar é comumente tomado como um ato banalizado pelo cotidiano. Neste trabalho tomo o namoro como uma categoria passível de análise cientírifca, objetivando conhecer, identificar, compreender e interpretar as idéias, valores e práticas, assim como as regras que regulam estas relações entre jovens, pertecentes a camadas populares, na cidade de Belém (PA). O nomorar não é uma categoria homog~~enea; em torno desta relação esta construída uma gama de significados que emergem da popularidade da vida social. Neste sentido, nvestiguei as calssificações existentes sobre o namoro na atualidade, identifiquei seus componentes, suas formas particular, específica, apresentando-se, entre o grupo pesquisado, diferente de outras formas de relacioanmentos e/ou técnicas de aproximação como o ficar, o azaração, a catitagem, a paquera.Além disso, procurei comparálo como o namoro à antiga, referido exemplarmente por Thales de azevedo (1986) verificando que muitas das regras expressas nesta forma de namoro ainda informam os namoros da atualidade mesmo que tenham sido, re-inventadas, re-elaboradas, re-significadas em função, entre outras coisas, do processo de modrnização da sociedade.
Assuntos Namoro Belém (PA)
Adolescentes Belém (PA)