Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
270.82    S237e    DIS   
Autor Principal Santos, Kátia Bárbara da Silva .
Entradas Secundárias - Autor Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Título Principal Entre as rosas e o Espírito Santo : em busca do self sagrado / Kátia Bárbara da Silva Santos ; orientador, Raymundo Heraldo Maués; co-orientador, Maria Angelica Motta-Maués
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 88 f. : il. ; 29,7 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Mestrado em Antropologia, 2002.
Inclui bibliografia e anexos
Resumo : Esta pesquisa versa sobre a Renovação Carismática, um dos movimentos da Igreja Católica, onde é notável a grande participação feminina, a qual traz a cura ao contexto religioso católico, a partir dos dons de Espírito Santo. A pesquisa de campo se desenvolveu no período de 1999 a 2001, na Igreja de São José de Queluz, no bairro de Canudos, Belé-PA, no Ministério de Cura Realeza de Deus. Nessa pesquisa visei comprender e interpretar, através das práticas de cura, como os carismáticos concebem e vivenciam o seu universo religioso, dando ênfase às questões de gênero. O objetivo foi trabalhar não apenas a dinâmica interna do ritual da cura, mas a perspectiva dos atores envolvidos no processo terapêutico, em especial dos ministros de cura. Desta forma, a partir dessas perspectiva de gênero e dos atores envolvidos, busquei compreender como, através da performance de cura, os carismáticos constroem seu self sagrado, visto que essa mesma cura representa "um instrumento para moldar o self" tanto para ministros como para pacientes. Identifico que, na perfomance de cura, há uma afirmação do modelo tradicional referente aos gêneros em que, para as mulheres, agrande referência é Maria, espelho e redenção para todas as Evas.
Assuntos Renovação Carismática Católica Belém (PA)
Dons do Espírito Santo
Cura pela fé
Pentecostalismo Belém (PA)