Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
599.82    P659p    DIS   
Autor Principal Pinto, Andréia Cristina Brito .
Entradas Secundárias - Autor Azevedo-Ramos, Claudia
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Padrão de atividades, dieta e dispersão de sementes pelo macaco guariba Alouatta Belzebul em florestas com exploração madeireira e não-explorada na Amazônia Oriental / Andréia Cristina Brito Pinto ; orientadora, Claudia Azevedo-Ramos.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física x,104 f. ; 29,3 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001
Inclui referências bibliográficas
Resumo : Aspectos ecológico-comportamentais de um grupo silvestre de Alouatta belzebul foram monitorados em floresta Amazônica com áreas exploradas e não-exploradas pela indústria madeireira, no município de Paragominas, nordeste do Pará, Brasil. Os objetivos deste estudo foram (1) caracterizar o padrão de atividades e a dieta do A. belzebul em floresta não-explorada e explorada; e (2) avaliar seu papel como agente dispersor de sementes. O método de amostragem comportamental utilizado foi a varredura instantânea, complemenetado por registros ad libitum. A disponibilidade de frutos no ambiente foi estimada através de censo de frutos recém-caídos em parcelas amostrais mensalmente sorteadas. Os sítios de alimentação e de defecação utilizados pelo grupo foram mapeados, registrando-se a hora em que esses eventos ocorrerram, a partir dos quais calldulou-se : (a) a distância de dispersão de sementes, (b) o tempo de passagem das sementes pelo trato digestivo do animal, (c) a intensidade de transporte de sementes entre as áreas e (d) o padrão espacial e temoporal de defecação. Amostras fecais foram coletadas para quantificação das sementes transportadas e avaliação de sua viabilidade mediante testes de germinação. O esforço amostral deste estudo foi de 9,3 ± 1,89 dias completos de observação/mês, totalizando 1203,25 horas, durante 10 meses (fevereiro-novembro/2000).
Assuntos Guariba (Macaco) - Comportamento
Madeira - Exploração
Florestas tropicais Amazônia
Sementes - Dispersão