Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
615.925663    O48d    DIS   
Autor Principal Oliveira, Fabíola Raquel Tenório .
Entradas Secundárias - Autor Diniz, Domingos Luis Wanderley Picanço
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Dimorfismo sexual e proteção do eixo hipotálamo-hipofisário em ratas intoxicadas por metilmercúrio / Fabíola Raquel Tenório Oliveira ; orientador, Domingos Luís Wanderley Picanço Diniz.
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física x,72 f. : il. ; 30,4 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2000
Inclui acidentes bibliográficos
Resumo : Ações tóxicas do metilmercúrio (MeHg) sobre diversos sistemas biológicos tem sido amplamente investigadas. Dentre outros, o sistema repdodutor tem-se apresentado como dos mais resistentes a intoxicação mercurial. Difereças sexuais na suscetibilidade mostraram que fatores hormonais podem aatuar como aagentes protetores contra a ação do MeHg tanto em mamíferos machos como em fêmeas. Nos propusemos a avaliar o grau desta uscetibilidade no sistema reprodutor de fêmas, identificar a existência de dimorfismo sexual e possíveis diferenças no acúmulo tecidual de mercúrio induzidas por estrogênio (estriadiol), um hormônio gonadal regulador do ciclo reprodutivo a nível hipotalâmico e hipofisário. A intoxicação experimental foi realizada em rataas e/ou ratos Wistar com diferentes doses de MeHgCl, em tratamento subagudo (3 e 10 dias) ou subcrônico (55 dias). A ausência de alterações colpocitológicas sugerem resistência do sistema reprodutor a tratamento subcrônico (55 dias) diário com 100 µg/100g p.c. de meHgCl. O perfil cumulativo tecidual diferenciadoentre machos e fêmas evidencia a provável interferência de faatores hormonais na dinâmica de distribuição mercurial. Por outro lado, a diminuição de acúmulo mercurial em sítios de regulação do eixo hipotálamo-hipofisário induzida por reposição estrogênica, confirma a hipótese, confirma a hipótese de proteção seletiva e localizada no sistema reprodutor de ratas.
Assuntos Mercúrio - Toxicologia
Reprodução animal
Roedor Amazônia