Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
363.125    F383e    DIS   
Autor Principal Ferreira, Sergio Luis Lobato
Entradas Secundárias - Autor Assis, Grauben José Alves de
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Estudo do comportamento de pré-escolares no trânsito a partir de um treino discriminativo / Sergio Luis Lobato Ferreira ; orientador, Grauben José Alves de Assis. -
Publicação [Belém] : [s.n.], 2001.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : Trânsito é definido como a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga, em condições seguras. É um direito de todos e um dever dos órgãos ou entidades nacionais. Cabe a estes, em suas respectivas responsabilidades e competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito, à todos os cidadãos. A educação de trânsito é o elemento essencial para a preservação e garantia da vida de todos elementos que compõem o sistema trânsito. Através dela e de medidas como a engenharia de tráfego e a fiscalização que diminuem-se consideravelmente os conflitos de trânsito. O objetivo deste estudo foi desenvolver habilidades conceituais relativas ao trânsito para pré-escolares, fazendo com que estes respondessem à cores e formas geométricas, inseridas no contexto do trânsito, com vistas a contribuir com a educação de trânsito em escolas onde ainda não existe a preocupação com o tema. O estudo constou de cinco fases. Na primeira fase, foram aplicados pré-testes aos alunos para avaliar os pré requisitos de cores e formas geométricas. Durante a segunda fase, foi feita um pré-treino, com a tarefa de repetição de palavras pelos alunos. Na terceira fase, foi introduzido um método ensino discriminativo de conceitos de três cores (vermelho, amarelo e verde) e quadro formas geométricas (circular, quadrangular, triangular e retangular) que estão relacionadas ao contexto do trânsito. Na fase quatro, primeira fase de testes, após as instruções e treinos das fases passadas, avaliou-se os desempenhos dos alunos sobre tais conceitos. E na quinta e última fase, foi aplicado um teste de generalização aos alunos sobre os conceitos de cores e formas gerou um desempenho positivo de cada um dos participantes. Conclui-se então que o treino discriminativo de cores e formas geométricas, tenha ampliado o repertório verbal dos participantes, como demonstraram os resultados apresentados nos testes finais de generalização. Portanto, seria recomendável a aplicação desse procedimento de treino nas instituições de ensino pré-escolar, de maneira a assegurar sua generalização, atentando-se ao fato de que a educação para trânsito deva ser incorporada à Educação em geral.
Assuntos Segurança de trânsito e crianças
Educação pré-escolar
Segurança de trânsito - Estudo e ensino (Pré-escolar)