Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3    S192a    DIS   
Autor Principal Sampaio, Oscar Augusto Konno .
Entradas Secundárias - Autor Bezerra, Ubiratan H. orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Ambiente para simulação remota de sistemas dinâmicos baseado na arquitetura cliente-servidor / Oscar Augusto Konno Sampaio ; orientador, Ubiratan Holanda Bezerra.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física xiv,164 f.; 29,6 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2001
Inclui bibliografia e anexos
Resumo: Este trabalho descreve o projeto e construção de um laboratório remoto, um ambiente de software que permite a execução remota de experiências de sistemas dinâmicos, simuladas ou reais, se constituindo em um instrumento didático no ensino das disciplinas de Sistemas de Controle. Para efeito de teste e demonstração foi implementada como experiência a simulação de um servomotor sobre o qual pode-se realizar 3 experimentos: identificação, controle pré-definido (PID) e controle definido pelo usuário (rotina em linguagem C). Para implementação do Laboratório Remoto foi utilizada uma arquitetura cliente servidor distribuída capaz de comportar a expansão do mesmo pala adição de novas experiências.
Assuntos Laboratórios elétricos
Laboratórios experimentais
Cliente/servidor (Computação)
Engenharia elétrica - Estudo e ensino
Internet