Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
333.79    B862e    DIS   
Autor Principal Brito, Alaan Ubaiara .
Entradas Secundárias - Autor Pinho, João Tavares orientado
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Edificações energeticamente autônomas e eficientes / Alaan Ubaiara Brito; orientador, João Tavaares Pinho .
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xiv,75 f. : il. ; 29,9 cm
Notas Área de concentração: Sistemas de energia elétrica
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo autonomia e eficiência energética em edificações. Este estudo aborda a utilização de fontes naaturais de energia de forma integrada a sistemas artificiais de baixo consumo e maior eficiência energética. Como resultado do estudo, foi desenvolvido um programa em linguagem de programação Visual Basic 6.0®, para auxílio ao projeto de edificações com essas caracteerísticas. O programa é constituído por cinco módulos, que auxiliam o usuário no desenvolvimento de sua tarefa, a saber: "Análise Bioclimática", "Rosa dos Ventos", "Sombreamento", "Iluminação Natural" e Geração Fotovoltaica". Com objetivo de verificar a utilidde do programa desenvolvido, apresenta-se o projeto de uma casa de teste, elaborado com auxílio do mesmo. Essa casa, que é um projeeto piloto na Região Norte, deverá ser construída no campus da Universidade Federal d Pará e servirá como laboratório de testes para o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE).
Assuntos Energia - Fontes alternativas
Geração de energia fotovoltaica
Energia elétrica
Recursos energéticos
Iluminação elétrica