Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
637.1    B277i    DIS   
Autor Principal Barros, Andréa Vieira Lourenço de .
Entradas Secundárias - Autor Marques, José de Ribamar Felipe
Universidade Federal do Pará. Centro Agropecuário. Núcleo de Estudos em Ciência Animal. Curso de Mestrado em Ciência Animal.
Título Principal Influência de elementos climatológicos sobre características da produção de leite de búfalas na Amazônia / Andréa Vieira Lourenço de Barros ; orientador, José Ribamar Felipe Marques.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física x,54 f.; 29,8 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos em Ciência Animal, Curso de Mestrado em Ciência Animal, 2001
inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : Foram estudadas características da produção de leite em búfalas e suas interações com elementos climáticos, visando otimizar ações de manejo e aumentar a produtividade animal, utilizando-se dados de 23 anos (1967-1988) do Campo Experimental "Dr. Felisberto Camargo" (01°28'S e 48°27'W), Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, PA, clima tropical chuvoso. A criação foi o pasto, com cobrição a campo e duas ordenhas diárias. Os dados produtivos analisados foram: produção total de leite (PRL), produção de leite por dia de intervalo de parto (PLIDP), extensão de lactação (EL), produção de gordura no leite (PRG) e porcentual de gordura no leite (G); e os climáticos foram: temperatura média (T), umidade relativa do ar (UR), precipitação pluviométrica (PP) e radiação solar global (RSG), considerando-se grau de sangue (GSF) e peso da fêmea (PF), estação do nascimento das fêmeas (EN) e estação do parto (EP). A análise estatística e correlações foram desenvolvidas pelo GLM. - General Linear Models (SAS< 1999). A PRL foi influenciada pelo GSF, PF, PP e RSG, e associada negativamente com T e positivamente com UR, PP e RSG. A PLIDP foi afetada pelo GSF, PF, T, UR e PP, com correlações positiva com a UR e negativa com a T, PP e RSG. A EL teve influência do GSF, PF, T, UR, PP e RSG, e correlações negativa com a T e positiva com a UR, PP e RSG. A PRG foi influenciada pelo GSF, EP, PF, EL, PRL, T, UR e PP. A G sofreu influência do GSF, EL, PRL, T UR e PP. A PR G e G estiveram correlacionadas negativamente com a T e positivamente com UR, PP e RSG. Nas condições estudadas, o comportamento produtivo das búfalas lactantes é considerado satisfatório, indicando terem recebido boa práticas de manejo e alimentação.
Notas Locais Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Faculdade de Ciências Agrárias do Pará
Assuntos Leite - Produção
Búfalo Amazônia