Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
333.7152098115    P436v    DIS   
Autor Principal Pereira, Carmen Lúcia de Oliveira .
Entradas Secundárias - Autor Guerra, Gutemberg Armando Diniz , orientador
Universidade Federal do Pará . Centro Agropecuário . Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar
Título Principal Viabilidade dos sistemas agroflorestais dos agricultores familiares do município de Santo Antônio do Tauá, Pará / Carmen Lúcia de Oliveira Pereira ; orientador, Gutemberg Armando Diniz Guerra.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 129 f. : il. ; 30,9 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O trabalho valia as potencialidades e limitações socieconômicas dos sistemas agroflorestais no âmbito da agricultura familiar do município de Santo Antonio do Tauá, no Pará. O objetivo é determinar em que condições de implantação esses sistemas são importantes para atender às necessidades da família frente a outras alternativas disponíveis e que mudanças sociais ocorreram nos recursos familiares a partir da adoção destes sistemas de cultivos. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa empírica em uma amostra aleatória simples composta de 38 agricultores familiares de seis comunidades e seis lideranças comunitárias e um modelo de análise hipotético-indutivo. O resultado da pesquisa comprova que na agricultura familiar das comunidades pesquisadas existem três situações distintas; as unidades familiares que não empregam mão-de-obra externa, mas alugam temporariamente sua força de trabalho; unidades familiares que empregam mão-de-obra e alugam temporariamente sua mão-de-obra e as unidades familiares que não alugam sua força de trabalho e empregam mão-de-obra externa de caráter permanente. O aluguel da mão-de-obra não compromete a implantação e manutenção dos sistemas, ao contrário é favorecida por eles, dada a melhor distribuição da força de trabalho no espaço e no tempo. A substituição gradativa dos sistemas itinerantes de cultivo por um sistema de cultivos permanentes resulta do empobrecimento dos solos e da restrição das áreas para manutenção do sistema anterior, bem como da constatação de que os sistemas de cultivos temporários da forma em que vinham sendo explorados conduziam a um empobrecimento crescente da unidade familiar. Os novos sistemas são complexos e envolvem as mais variadas combinações que se encontram nos mais diversos estágios de manutenção que, de certa forma, dificultam a avaliação socieconômica. A opção pelo sistema de cultivo que combina hortaliças, cultivos de ciclo longo, frutíferas e essências floretais resulta da observação pessoal dos procedimentos realizados nas médias e grandes propriedades do município e das recomendações técnicas. A combinação que satisfaz as necessidades imediatas, garantindo a sobrevivência das famílias a curto prazo é aquela que tem entre seus componentes as hortaliças. Na medida que o sistema se consolida reduz a necessidade de mão-de-obra que é liberada para outras atividades agrícolas e não agrícolas, ao mesmo tempo que possibilita a liberação das crianças e adolescentes para a escola. Na percepção dos agricultores estes sistemas garantirão a longo prazo a reprodução familiar. A complexidade desses novos sistemas de cultivo tem permitido que as famílias das comunidades estudadas recomponham, mantenham ou elevem a eficiência econômica das unidades agrícolas.
Assuntos Sistemas agrícolas Santo Antônio do Tauá (PA)
Agricultura familiar
Mão-de-obra
Trabalhadores rurais