Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.488036098115    P198m    DIS   
Autor Principal Pantoja, Ana Lídia Nauar .
Entradas Secundárias - Autor Simonian, Ligia T. L. orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Mulheres negras em Belém do Pará : políticas públicas e estratégias de sobrevivência (1890-1910) / Ana Lídia Nauar Pantoja ; orientadora, Ligia T. L. Simonian.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 156 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará ; Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2001
Inclui bibliografias
Este estudo circunscreve-se à análise das políticas públicas em relação às mulheres negras de Belém e as suas experiências, no período compreendido entre 1890 e 1910. Como este contexto foi marcado por mudanças estruturais tanto ao nível nacional quanto local, busca-se recuperar as formas de inserção das mulheres no chamado mundo "livre" de então. Além do mais, na interface políticas públicas e estratégias de sobrevivência objetivou-se compreender o que de fato teria mudado na vida dessas mulheres, em especial no que diz respeito às oportunidades de trabalho. Para além das paredes do lar, as evidências apontaram para a complexidade do mundo de trabalho vivido pelas mesmas. Nas ruas, no mercado da cidade e em outros espaços públicos, suas práticas adquiriam legitimidade e uma relativa autonomia. De certo modo, muito desse modo de vista persiste, pois as mulheres contemporâneas que trabalham em tais ambientes, experimentam condições similares.
Assuntos Mulheres negras Belém (PA) Condições sociais