Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
333.79320981    S728g    DIS   
Autor Principal Souto, Rômulo Cézar Picanço .
Entradas Secundárias - Autor Branco, Tadeu da Mata Medeiros , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Gerenciamento da demanda de um consumidor público visando o uso eficiente da energia elétrica / Rômulo Cézar Picanço Souto ; orientador, Tadeu da Mata Medeiros Branco.
Publicação Belém : [s.n.], [2002].
Descrição Física 112 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Área de concentração: Sistemas de energia elétrica
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O uso racional da energia elétrica constitui um tema atual e bastante interessante, principalmente após as crises de petróleo que ocorrem nas décadas de 70 e 80 do século passado, atingindo diversos países do mundo. Desde então inúmeras pesquisas tem sido desenvolvidas buscando novas formas alternativas de energia, ao mesmo tempo em que se tem procurado usar racionalmente as fontes disponíveis, eliminando os desperdícios de energia. No Brasil, o tema constitui um desafio em todas as atividades do cotidiano do povo Brasileiro, devido a crise econômico/financeira, responsável pelas dificuldades no atendimento do crescimento da demanda de energia elétrica, de uma forma global. Nesta dissertação, são analisados e discutidos os resultados obtidos com o gerenciamento da demanda de um consumidor público, no período de 1998 a 2001, após a aplicação de medidas eficazes voltadas para o uso racional da energia elétrica.
Assuntos Energia elétrica Brasil
Energia elétrica - Consumo
Consumidores
Energia elétrica - Conservação