Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
636.0821    R672a    DIS   
Autor Principal Rocha, Márcia Cardoso .
Entradas Secundárias - Autor Schneider, Maria Paula Cruz
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Análise da variabilidade genética em um rebanho bovino da raça nelore (Bovidae: Bos indicus, Linnaeus 1758) através de dois locos de minissatélite / Márcia Cardoso Rocha ; orientadora, Maria Paula Cruz Schneider.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física xii, 82 f.; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2001
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Os bovinos são mamíferos da Ordem Artiodactila, família Bovidae, tribo Bovini, na qual estão os gêneros Bos, Bison, Syncerus e Bubalus. Dados morfológicos e posteriormente, moleculares têm gerado propostas de filogenia para a tribo Bovini, os quais divergem quanto ao posicionamento de algumas espécies e subgêneros. O gênero Bos inclui espécies selvagens (algumas ameaçadas e outras extintas) e domésticas. Nestas estão animais de grande importância econômica e social, como o gado zebu (Bos indicuss). Este constitui-se de mais de 50 raças, difundidas em ampla distribuição geográfica. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) existem oito raças zebuínas. Dentre elas está o rebanho Nelore, uma raça de destaque na pecuária nacional e pouco explorada em termos de conhecimento da variabilidade genética. Para a análise desta, o presente trabalho empregou marcadores moleculares do tipo minissatélite. Foram utilizados dois locos hipervariáveis: KBMS2 e BTGL1. Uma população de rebanho não aparentado, composta por 130 indivíduos foi analisada. Foram encontradoos e seqüenciados oito alelos no loco KBMS2, o qual apresentou altos índices de Heterozigosidade e PIC, bem como PI. Os alelos deste loco estão em equilíbrio de Hardy-Weinberg. O loco BTGL1 apresentou numerosos alelos e em baixas freqüências. Foram seqüenciados três alelos deste loco e os padrões de repetição, analisados. Foram encontrados variações muito estreitas de comprimento entre os alelos.
Notas Locais Museu Paraense Emílio Goeldi
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assuntos Bovino - Genética