Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
616.845    H228c    DIS   
Autor Principal Hamoy, Moisés .
Entradas Secundárias - Autor Nascimento, José Luiz Martins do . orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Convulsões induzidas pelo extrato bruto de Clibadium sylvestre: um modelo experimental de epilepsia generalizada / Moisés Hamoy ; orientador, José Luiz Martins do Nascimento.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física viii,66 f.; 30 cm
Notas Área de concentração: Neurociências
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Para, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2002
Inclui bibliografia
Resumo: O extrato bruto aquoso das folhas da Clibadium sylvestre foi usado para caracterizar os seus efeitos convulsivantes. Ratos Wistar adultos e neonatos com até 10 dias de idade, foram tratados intraperitonealmente com extrato, em doses de 125 e 500 mg/kg, doses efetiva e letal respectivamente. Para carcterizar as diferentes fases da atividade convulsivante do extrato, os animais foram observados logo após a sua administração segundo a evolução das crises convulsivas e classificadas de acordo coma a intensidade de apresentação. A injeção do extrato aquoso foi capaz de induzir alterações comportamentais, características de atividades convulsivantes, semelhantes a outros modelos experimentais de epilepsia. Em animais neonatos ocorreu uma aumento da sensibilidade para a evolução das crises convulsivas a medida em que processou a maturação cerebral. A atividade da Na(+) K(+) ATPase no hipocampo, no "Status epileticus", apresentou-se diminuída em todas as fases, recuperando a atividade 24 horas após a crise convulsiva. Os resultados indicam que a Clibadium sylvestre contém princípio(s) ativo(s) que pode(m) induzir crises epileptiformes de maneira dependente da dose e apresentam grande potencial como instrumento para o estudo da epilepsia experimental.
Assuntos Convulsões
Epilepsia
Epilepsia em animais
Rato
Plantas venenosas
Compostas(Botânica)