Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
636.293     D192i    DIS   
Autor Principal Dantas, Jamile Andréa da Silva .
Entradas Secundárias - Autor Lourenço Júnior, José de Brito
Universidade Federal do Pará. Centro Agropecuário. Núcleo de Estudos em Ciência Animal. Curso de Mestrado em Ciência Animal.
Título Principal Influência de variáveis climáticas na fertilidade de búfalas Murrah e Mediterrâneo na Amazônia Oriental / Jamile Andréa da Silva Dantas ; orientador, José de Brito Lourenço Júnior.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física viii, 56 f. ; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos em Ciência Animal, Curso de Mestrado em Ciência Animal, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : Foram analisados dados reprodutivos de fêmeas bubalinas das raças Murrah e Mediterrâneo, obtidos na Embrapa Amazônia Oriental, de 1991 a 1998, em Belém, Pará. Utilizaram-se, inicialmente, 60 búfalas que permaneceram em pastagens cultivada, em sistema de pastejo intensivo e eram inseminadas artificialmente com sêmen importado da Bulgária e Itália, ou submetidas à monta natural, caso não houvesse concepção em duas inseminações seguidas. Foram utilizados dados de umidade relativa do ar, precipitação pluvial, temperaturas mínima, média e máxima, radiação solar global e de concepção. A análise estatística foi feita através do programa SAS. A concepção de búfalas Murrah e Mediterrâneo, nas condições de clima tropical quente e úmido da Amazônia Oriental, está associada à variáveis climáticas. Nas fêmeas inseminadas artificialmente, a concepção esteve mais associada à precipitação pluvial, umidade relativa do ar, temperaturas mínima, média e máxima e radiação solar global, do que nas submetidas à monta natural, principalmente no período mais chuvoso do ano. As búfalas Murrah submtidas à monta natural parecem sentir mais os efeitos de estresse provocado pelas elevadas temperaturas do clima tropical quente e úmido do que as Mediterrâneo. As concepções de ambas as raças foram distribuídas uniformente durante os meses do ano nos animais em monta natural, enquanto que apenas na raça Murrah, com inseminaçãso artificial, houve concentração de concepções no período de maio a outubro.
Notas Locais Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Faculdade Agropecuária de Ciências Agrárias do Pará
Assuntos Búfalo - Reprodução
Fecundidade
Búfalo - Inseminação artificial