Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
303.4    M838t    DIS   
Entradas Secundárias - Autor Hébette, Jean
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Mestrado em Sociologia.
Título Principal Tradição em tempos de modernidade : reprodução social numa comunidade varzeira do rio Xingú/PA / Edma do Socorro Silva Moreira ; orientador, Jean Hébette.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 113 f. : il. ; 30,4 cm
Notas Área de concentração: Sociologia
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Mestrado em Sociologia, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: A dissertação aborda o tema reprodução social de uma comunidade varzeira tradicional do Xingu/Pará: São João, no rio Cupari. Como muitas localidades ribeirinhas do rio Amazonas, São João tem sido, nas últimas décadas, vítima de incursões de pescadores comerciais regionais, equipados com grandes malhadeiras, empurrados de suas áreas tradicionais de pesca sob a pressão, notadamente, dos efeitos ambientais negativos provocados pela represa da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Nas duas últimas décadas, a essas incursões de pequenos e médios pescadores, acrescentou-se a invasão de indústrias madeireiras de médio e grande porte, nacionais e internacionais, deslocadas das ilhas do estuário do rio Amazonas, após terem provocado o esgotamento de suas reservas de madeiras nobres. Esta dupla pressão agride violentamente o estoque de recursos naturais, haliêuticos e floretais, base de sustentação de sua vida e, conseqüentemente, este próprio modo de vida. Resituando-a no seu contexto regional e municipal, o estudo adota, como caso particular, a comunidade de São João, analisando como se tem organizado, como outras vizinhas, na defesa de seu modo de vida repassado de geração em geração, para assegurar sua permanência no local. Após uma revisão da literatura, situa a problemática no contexto do velho debate sobre a reprodução do campesinato, ressaltando que a reprodução do modo de vida tradicional não é uma "reprodução simples", cópia de tempos passados, mas uma "reprodução ativa", dinâmica. Empreendidas sob a inspiração e, até certo ponto, sob a conduta da igreja, as estratégias adotadas pela comunidade revelam certas limitações decorrentes da ideologia e dos instrumentos de luta adotados. A hipótese de trabalho é que o sucesso dessas lutas passa por uma passagem, no nível estritamente local para íveis superiores, municipal, estadual e federal; e por uma superação construtiva do quadro institucional eclesial e de uma ideoloogia fundamentalmente "mística", no sentido Weberiano. A hipótese encontra uma certa reposta nos avanços da luta a partir da conquista da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais por um militante, vindo diretamente do novo sindicalismo, e , portanto, autônomo em relação às "pastorais", e dos contatos estabelecidos com o sindicalismo regional, secularizado. Esse processo, entretanto, traz consigo, elementos econômicos e ideológicos da modernidade instrumental, destoantes de valores fundamentais da tradição, estabelecendo, no universo dos varzeiros, uma tensão entre Tradição e Modernidade.
Assuntos Mudança social
Comunidades agrícolas
Recursos naturais - Conservação