Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3845    A663s    DIS   
Autor Principal Araújo, Jasmine Priscyla Leite de .
Entradas Secundárias - Autor Oliveira, Luiz Affonso H. Guedes de orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Sistema para monitoração de tráfego em interconexões de centrais celulares / Jasmine Priscyla Leite de Araújo ; orientador, Luiz Affonso H. Guedes de Oliveira.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xii,73 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002.
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta a especificação e desenvolvimento de uma ferramenta computacional para monitorização de tráfego em interconexões em uso na Operadora de Serviços de Telecomunicações Móvel Amazônia Celular S/A, tendo como principal justificativa ser um passo fundamental para análise a tomada de decisões no âmbito de Gerência de Redes. Suas características fundamentais compõe-se de; interface amigável, acesso a banco de dados e automação de tarefas. É mostrado um pouco de teoria de gerência de redes de telecomunicações e suas áreas funcionais de gerência que são as bases e motivação deste trabalho. Tambérm são mostrados aspectos importantes da engenharia de tráfego que serviram de modelamento para o sistema desenvolvido. È feita a apresentação do ambiente de Gerência de Redes implantado na Amazônia Celular S/A, com os devidos comentárioos sobre sua plataforma de hardware e software. São citadas as melhorias trazidas com esse trabalho como automação de geração de relatórios, geração de alarmes de gerência de desempenho, rápida tomada de decisões e controle afim de minimização de perdas de QoS. E finalmente, são mostrados oss resultados obtidos, com os detalhes de cada módulo desenvolvido.
Assuntos Sistemas de comunicação móvel
Telecomunicações - Tráfego
Telecomunicações - Administração