Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
808.8023    F363n    DIS   
Autor Principal Fernandes, Daniel dos Santos .
Entradas Secundárias - Autor Castro, José Guilherme de Oliveira .
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Narrativa e música : um leitura interdisciplinar / Daniel dos Santos Fernandes ; orientador, José Guilherme Castro.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 70 f.; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 2002
Inclui bibliografia e anexos
Resumo: Neste trabalho, procuramos preencher algumas lacunas, montamos algumas peças de um enorme quebra-cabeça chamado socialização de conhecmento. Na verdade, é parte de nossa luta incessante em busca da ajuda na formação de um educando crítico, tanto sob os aspectos teóricos como na operacionalização de algums métodos que visam ajudar nesta formação, a partir da literatura, usando como instrumento socializador e de análise crítica à narrativa literária - entendendo literatura sobo o enfoque da contemporaneidade. Fizemos um vôo com várias escalas; partimos do fazer pedagógico e do fazer literário, em todo seu espectro discursivo. Sobrevoamos a legislação educacional em vigor, os conceitos em uso sobre literatura, gêneros literários, narratividade, identidades, culturas, sem esquecermos que não estávamos fazendo um simples vôo panorâmico, mas um vôo de reconhecimento e de imediata análise discursiva. fizemos escalas em aspectos até então incomuns na literatura, como a ambivalência entre o narrar pedagogicamente falacioso e sua conseqüente proposição perfomática. A partir desse ponto, o vôo se tornou mais objetivo, pois já tínhamos as baes para começarmos a responder à problemática da cisão da temporalidade na construção narrativa, já apareciam indicadores da necessidade de interpretação, e não mais tradução dos textos literários, posicionando os homens e as mulheres como agentes da própria história. E, o mais importante, utilizando como engenho deste võo, quiçá, de vanguarda, o texto musicado, contraponto o popular, trazido pelos educandos, ao dito erudito aceito pela academia.
Assuntos Narrativa (Retórica)
Análise do discurso literário
Interpretação oral
Sociologia do conhecimento
Literatura - Estudo e ensino