Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
331.38    B642t    DIS   
Autor Principal Blandtt, Lucinaldo da Silva .
Entradas Secundárias - Autor Souza, Orlando Nobre Bezerra de
Universidade Federal do Pará . Centro Agropecuário . Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar
Título Principal Trabalho infanto-juvenil no uso do manguezal e a educação fundamental / Lucinaldo da Silva Blandtt ; orientador, Orlando Nobre Bezerra de Souza.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 165 f.; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar, 2002
Inclui bibliografia e anexos
Resumo: O trabalho infantil não representa uma categoria importante para a formação da renda na área manguezal. Apenas a agricultura, o beneficiamento do caranguejo e a pesca comercial se configuram como atividades rentáveis para crianças em idade de seis a quatorze anos, pois se deducam a atividades de trabalho voltadas para a subsistência familiar. As crianças são incentivadas pelos familiares ao trabalho a partir dos quatro anos de idade, porém, somente aos sete anos, para o trabalho dedicado aos meninos e aos cinco para o trabalho dedicado às meninas, é que o trabalho infantil vai assumir importância para a sobrevivência familiar. O recrutamento pra o trabalho não acontece, até os quatorze anos, diretamente entre os agentes mercantis e as crianças. Quem lhes incube de participar do processo de exploração da força de trabalho são seus entes familiares. Para os adolescentes, o trabalho remunerado representa uma forma de recrutamento indispensável para o auto-sustento. Para 40% das crianças é um grande empecilho para os estudos, pois se ocupam em atividades sem remuneração, nos três horários, respectivamente de ensino do dia, dificultando a freqência à escola. Para crianças e adolescentes, em sua situação sócio-econômica e educacional, em que estão inseeridos na áreaa manguezal de Bragança, a participação, aatravés da transdisciplinaridade, enequanto elemento efetivador da sustentabilidade, seria uma alternativa para se penetrar o ciclo de pobreza a qual esão condenados a partcipar e que sua família vem perpetuando de geração a geração.
Notas Locais Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assuntos Trabalho infantil
Agricultura familiar
Educação de base
Educação de crianças