Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.563    H494d    DIS   
Autor Principal Henchen, Mário José .
Entradas Secundárias - Autor Hébette, Jean
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Mestrado em Sociologia.
Título Principal O diálogo como relação entre agricultores e pesquisadores : a experiência do PAET na Transamazônica / Mário José Henchen ; orientador, Jean Hébette.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 124 f. ; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Mestrado em Sociologia, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O Movimento Pela Sobrevivências na Transamazônica (MPST) e o Laboratório Agro-Ecológico da Transamazônica (LAET) decidiram, em 31 de agosto de 1993, juntar suas forças e constituírem enquanto parceiros, um Programa de Pesquisa-Formação-Desenvolvimento, o Programa Agro-Ecológico da Transamazônica (PAET). Este previa que as demandas de pesquisa, de formação e desenvolvimento seriam negociadas, definidas e realizadas em conjunto. Neste sentido, tanto o MPST quanto o LAET estariam autorizados para colocaarem suas demandas de pesquisa. Estes atores, agora na condição de parceiros, pretendiam romper com relações historicamente marcadas pelo paternalismo, clientelismo, autoritarismo, poder, presentes em suas trajetórias, e, juntos, construir um espaço para efetivar relações de diálogo. Esta análise assume importância na medida em que possibilita repensar as ações e as relações entre agentes de desenvolvimento, pesquisadores e agricultores, quando estes colocam em prática, projetos negociados conjuntamente. Para tanto, preferimos utilizar uma perspectiva metodológica que possibilitou reunir contribuições diversas, na medida em que as mesmas se mostraram adequadas para a análise da problemática levantada. As categorias e conceitos, por opção, foram ao longo do texto utilizadas em aberto, para, somente no final, emergirem com contornos precisos.
Assuntos Trabalhadores rurais
Movimentos sociais
Extensão rural
Pesquisadores
Rodovia Transamazônica (Brasil)