Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.309811    P654p    DIS   
Autor Principal Pinheiro, Ellen de Cássia Lopes .
Entradas Secundárias - Autor Rocha, Brígida Ramati Pereira orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Planejamento energético na Ilha do Marajó : uma abordagem usando geoprocessamento / Ellen de Cássia Lopes Pinheiro ; orientadora, Brígida Ramati Pereira da Rocha .
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física iv,43 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Área de concentração: Sistemas de energia elétrica
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2001
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A metodologia utilizada para mapeamento de recursos energéticos no Arquipélago do Marajó e planejamento integrado de soluções envolvendo a introdução de energias renováveis na região, consiste em trazer informação sobre os recursos energéticos de cada ponto da área em estudo para a plataforma geográfica. Estes mapeamentos consistem na interpolação ou extrapolação dos dados existentes que normalmente são séries de medidas feitas em estações meteorológicas ao nível de recursos e biomassa, foi realizado um trabalho de levantamento de recursos e identificação de possíveis soluções nomeadamente: avaliação de fontes de resíduos (resíduos florestais, agrícolas, resíduos pecuários, etc.), avaliação do valor energético dos resíduos, avaliação dos custos de concetração de resíduos e eficiências de transformação.
Assuntos Energia elétrica Marajó, Ilha do (PA)
Política energética Amazônia
Eletrificação rural Marajó, Ilha do (PA)
Energia - Fontes alternativas Marajó, Ilha do (PA)