Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
469.15    F866v    DIS   
Autor Principal Freitas, Simone Negrão de .
Entradas Secundárias - Autor Razky, Abdelhak orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal As vogais médias pretônicas no falar da cidade de Bragança / Simone Negrão de Freitas ; orientador, Abdelhak Razky.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 128 f. : il. ; 29,8 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 2001
Resumo: Este estudo, orientado pelo método da Sociolingüística Quantitativa, examina o comportamento das vogais médias pretônicas /e/ e /o/ do falar da cidade de Bragança no nordeste do Pará. As estruturas sibálicas consideradas foram CV e CVC, em posição inicial e medial de palavra. Foram submetidos à análise quantitativa dados de 32 informantes estratificadamente distribuídos por faixa etária, sexo, escolaridade e renda. Os resultados apontaram para: a predominância das variantes médias [e] e [0], fortemente favorecidas por vogais médias; para a alta ocorrência da variantes baixas [£] e [ ], favorecidas por vogais baixas; e para a menor freqüência das variantes altas [i] e [u], principalmente favorecidas pela vogal alta da sílaba seguinte. A contiguidade da vogal contextual foi considerada fator muito relevante nesses casos de favorecimento.
Assuntos Língua portuguesa - Fonética
Fala
Bragança (PA) - Línguas