Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
342.164    P436t    DIS   
Autor Principal Pereira, Lucyana Said Daibes
Entradas Secundárias - Autor Brito Filho, José Cláudio Monteiro de, 1964-
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito
Título Principal A Tutela jurídica do meio ambiente do trabalho / Lucyana Said Daibes Pereira ; orientador, José Cláudio Monteiro de Brito Filho.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 178 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2002
Inclui bibliografias
Resumo: O objetivo deste estudo é a análise da proteção jurídica ao meio ambiente do trabalho, sendo este considerado como habitat laboral, isto é, tudo que envolve e condiciona, direta e indiretamente, o local onde o homem obtém os meios para prover o quanto necessário para sua sobrevivência. Para esse fim, a presente obra foi dividida em quatro capítulos. O primeiro diz respeito à evolção histórica da proteção jurídica ao meio ambiente de trabalho, culminando com a introdução dos princípios básicos do Direito Ambiental nesta seara. O segundo capítulo consolidou a categoria jurídica de meio ambiente do trabalho, traçando seu conceito, natureza jurídica, princípios, bem como a tutela jurídica prevista na Constituição Federal e legislação infraconstitucional. Aborda ainda os reflexos da globalização no meio ambiente de trabalho. O terceiro capítulo ocupa-se do estudo dos sujeitos responsáveis pela proteção do meio ambiente do trabalho, sendo eles basicamente o Estado, empregados e empregadores. O quarto capítulo, por fim, é destinado a uma abordagem crítica ao modelo vigente em nosso ordenamento jurídico quanto à monetização do risco, propondo alternativas para esse paradigma. Em conclusão, essta dissertação desbrava e introduz a questão do meio ambiente do trabalho como um novo paradigma e fonte de juridicidade, afastando a hegemonia do discurso médico-técnico dos acidentes de trabalho e doenças profissionais indenizáveis.
Assuntos Tutela
Ambiente de trabalho
Meio ambiente
Globalização