Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
628.44564    S725a    DIS   
Autor Principal Sousa, Glaydson Marcio Pires de .
Entradas Secundárias - Autor Menezes, Lúcia Beckmann de Castro , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Avaliação do sistema de tratamento do chorume utilizado no aterro sanitário do Aurá : proposta de aproveitamento da lama vermelha como adsorvente da matéria orgânica presente no chorume / Glaydson Marcio Pires de Sousa, orientadora, Lucia Beckmann de Castro Menezes.
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física xiii,105 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2000
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o sistema de tramento do chorume gerado no aterro sanitário do Aurá, que recebe o lixo de toda a região metropolitana de Belém, assim como, propor a utilização da lama vermelha, rejeito insolúvel gerado nas fábricas de alumina, pelo processo Bayer, como adsorvente da matéria orgânica presente no chorume. No Aurá o chorume é tratado através do sistema de lagoas de estabilização e filtros biológicos, e tem como problemas principais a indeficiências do presente tratamento, que reduz apenas 25,18 % de DBO e 22,23 % de DQO do chorume bruto e a perigosa proximidade, somente 1400 m, com os lagos Água Preta e Bolonha que servem de mananciais para o sistema de abastecimento da região metropolitana de Belém. Para avaliar o sistema de tratamento foram escolhidos nove pontos estrategicamente distribuídos para verificar a eficiência dos filtros biológicos, das lagoas de estabilização e caracterizar o chorume bruto e o efluente final, através das análises de pH, condutividade, alcalinidade, sólidos totais, sólidos em suspensão, sólidos decantáveis, nitrogênio amoniacal, nitrato, DBO e DQO. Os ensaios de adsorção foram realizados com lama vermelha calcinada a 450ºC, 550ºC e 650ºC, moída em geral, depois colocada em contato com o chorume bruto em concentrações de 1 %, 2% e 3%, por períodos de 10, 15 e 20 minutos, com agitação magnética, executados de acordo com o projeto fatorial 2(3), com quatro repetições no ponto central e analisados através da metodologia de superfícies de resposta. As análises nos ensaios de adsorção foram distribuídas da seguinte maneira: no chorume bruto pH, DBO e DQO, antes e depois dos ensaios de adsorção; carbono orgânico na lama vermelha, após os ensaios de adsorção. A análise dos dados indicam a utilização da lama vermelha como adsorvente da carga orgânica presente no chorume, tendo havido redução da carga orgânica presente no chorume de 56,67 % em termos de DBO (melhor resultado obtido), quando utilizou-se a lama vermelha calcinada a 450 ºC, na concentração de 1% e tempo de agitação de 10 minutoos. Deve-se ressaltar que em todas as análises realizadas houve redução da carga orgânica, independente das condições utilizadas no processo, além disso, utilizou-se um resíduo (lama verelha) para tratar outro resíduo (chorume).
Assuntos Aterro sanitário
Lixo - Eliminação
Resíduos orgânicos