Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.367    B574c    DIS   
Autor Principal Bezerra, Johelden Campos .
Entradas Secundárias - Autor Pelaes, Evaldo Gonçalves, orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Codificação adaptativa de imagem usando classificação por segmentação / Johelden Campos Bezerra ; orientador, Evaldo Gonçalves Pelaes.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 80 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Área de concentração: Telecomunicações
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho apresenta uma técnica de codificação adaptativa de imagens, implementada a partir da classificação dos blocos de tamanho MxM, com o auxílio da técnica de segmentação de imagens para a detecção de descontinuidades na imagem, gerando K classes com níveis distintos de descontinuidades, contendo, cada uma, um número variável de blocos por classe. A tabela de alocação de bits neste método é determinada pela regra da log-variância, utilizando-se um único bloco formado de K sub-blocos de tamanho MxM, cada um pertecente a uma classe. O método é aplicado utilizando as transformadas Co-seno Discreta (DCT) e a Lapped Orthogonal Transform (LOT), com as quantizações uniforme, laplaciana e guassiana de Lloyd-Max, e com blocos de tamanho 8x8. O método proposto foi aplicado em várias imagens, como a Lena, Bárbara, Baboon, Goldhill, apresentadno uma vantagem de até 9,04dB na relação sinal ruído, quando comparado com o método de codificação de imagens usando a DCT e a LOT sem classificação.
Assuntos Processamento de imagens
Processamento de imagens - Técnicas digitais