Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3    G633f    DIS   
Autor Principal Gomes, Ana Claudia da Silva .
Entradas Secundárias - Autor Oliveira, Luiz Affonso H. Guedes de orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Ferramenta baseada em WEB aplicada á gerência de sessão de experimentação remota e virtual / Ana Claudia da Silva Gomes, orientador, Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xv,61 f. : il. ; 30,6 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Os sistemas de Educação a Distância (EAD) e laboratórios virtuais representam o surgimento de uma nova modalidade de educação, oferecendo aousuário novas ferramentas e possibilidades além das aulas clássicas vistas em sala. Tipicamente esses sistemas são constituídos de módulos de gerência, de ferramentas para alunos e de ferramentas de autoria para professores. Este trabalho apresenta o desennvolvimento de uma ferramenta para o módulo de gerência, e suas fases: análise e modelagem, projeto e implementação, onde na análise e modelagem é realizada a especificação da ferramenta, para esta fase utilizando-se algumas técnicas modernas de modelagem como a UML e o diagrama de classes. Na fase seguinte, é discutido o padrão de projeto que utiliza o modelo três camadas e o padrão Model View Control (no qual foi baseado a contrução da ferramenta). ainda nesta fase são discutidas as tecnologias envollvidas na consstrução da ferramenta. Após a construção da ferramenta, esta foi aplicada no estudo de casos direcionado ao curso de engenharia elétrica, especificamente no Laboratório de Controle e Sistemas (LACOS) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Assuntos Laboratórios experimentais
Engenharia elétrica - Experimentos
Ensino à distância
UML (Computação)