Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
302    L864r    DIS   
Autor Principal Lopes, Lene Wilma Rodrigues .
Entradas Secundárias - Autor Magalhães, Celina Maria Colino orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Relações sociais entre pré-escolares : um estudo comparativo entre a escolha do melhor amigo e o comportamento interativo entre os parceiros / Lene Wilma Rodrigues Lopes ; orientadora, Celina Maria Colino Magalhães.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física x,77 f. : il. ; 29,7 cm
Notas Área de concentração: Etologia
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Todos os seres humanos, assim como muitas espécies de animais, desde o nascimento estão sujeitos às mais variadas interações sociais, esenciais pra o desenvolvimento e vida em grupo. Entretanto, tornar-se um ser social não é uma tarefa fácil, pois implica em o homem desenvolver uma complexidade de fenômenos comportamentais que regulam e são regulados pelo grupo e pela cultura em que começou a participar. A análise desse fenômeno tão complexo requer a habilidade para o desenvolvimento de estratégias metodológicas incialmente descritivas dos agentes responsáveis pela existência das relações sociais, para uma posteiror abstração das formas de relacionamento interpessoal e da qualidade destas relações sociais entre pré-escolares a partir de preferências verbal e interacional em momentos diferentes do período escolar; refletir sobre o uso de dias metodoligas diferentes na análise de um fenômeno social; refletir sobre a utilização da teoria dos Grafos, na análise dos dados comportamentais. Fizeram parte deste estudo 17 pré-escolares, sendo 13 menino e 4 meninas com idade média de 54 meses, matriculados no nível Jardim II da Educação infantil, de uma escola da rede particular de ensino localizada na periferia de Belém. As observações foram realizadas em sala de aula no período da manhã, em três etapas: no permeiro mês de aula, durante um mês após as férias e nos dois meses finais do ano letivo. Foi utilizado para registro dos dados o método sujeito-focal, de 1 minuto para cada criança, através de filmagem, feitas transcrições das fitas com registro manual e cursivo do sujeito-alvo e das outras crianças e/ou pessoas envolvidas na situação. Para fins de identificar a preferência verbal na escolha do melhor amigo, foi utilizado o Teste Soociométrico através da apresentação de fotografias de todos os sujeitos, no qual foi solicitado para que a criança indicasse o melhor amigo. Para construção da rede de relações e determinação da estrutura do grupo através dos dados observacionais coletados pelo método sujeito-focal, foi utilizada a Árvores Geradora Mínima, um método baseado na Teoria dos Grafos. As árvores mostraram as relações mais fortes entre as crianças, a partir do índice de interações positivas e negativas entre os sujeitos. Ao final, foram comparados os dados da entrevista sociométrica com os dados das observações comportamentais. Dentre os principais resultados destacam-se: a) houve uma tendência em a criança escolher seus amigos a partir de seus conceitos e não a partir do comportamento interativo; b) tal escolha está ligada ao grau de atratividade que a outra criança possui dentro do grupo, já que os mais eleitos foram aqueles com níveis altos de interação positiva; c) os vínculos que se estabeleceram no início do ano se enfraqueceram no decorrer do ano letivo. Os dados do teste sociométrico mostraram as crian ças que estão em maior destaque no grupo e os dados observacionais mostraram as preferências por parceiros de interação dentro do grupo. Sendo assim, as duas medidas se complementaram. O uso da teoria dos grafos demonstrou-se bastante relevante por possibilitar uma análise quantitativa e qualitativa de um fenômeno social humano.
Assuntos Interação social
Socialização
Pré-escolares
Teoria dos grafos
Ambiente escolar