Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
616.8527    D193a    DIS   
Autor Principal Dantier, Eliane de Nazaré Sales .
Entradas Secundárias - Autor Aguiar, Maria Socorro dos Santos orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Análise das verbalizações de paciente sobre as prováveis causas e sintomas do transtorno do humor (depressão) em contexto psicoterápico / Eliane de Nazaré Sales Dantier ; orientadora, Maria do Socorro dos Santos Aguiar.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física ix,114 f. ; 29,5 cm
Notas Área de concentração: Psicofisiologia
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2002
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: A depressão é um Transtorno do Humor que apresenta diferenças significativas quando se refere ao sexo, havendo uma freqüência maior entre as mulheres, o que, segundo a literatura, deve-se a diversos fatores físicos, psicológicos e sociais. É uma doença que atualmente é freqüente e que pode apresentar causas variadas, tendo como um dos primeiros e mais presentes sintomas um desânimo total diante da vida, além da presença de uma série de outros sintomas orgânicos. Portanto, faz-se necessário tratamento médico e psicológico, com uma integração entre os profissionais responsáveis pelo tratamento, objetivando um atendimento de qualidade. No presente trabalho, tem-se como objetivo principal identificar as prováveis causas e sintomas do Transtorno do Humor, a partir da análise de verbalizações de pacientes de diferentes faixas etárias em contexto de psicoterapia, em um Centro de Saúde da cidade de Abaetetuba/Pará, tendo sido analisado o conteúdo das verbalizações foram categorizados, estando as causas divididas em: afetiva, orgânica e sócio-econômica e os sintomas em : sintomas físicos, baixa auto-estima, desânimo, ansiedade, pensamentos mórbidos, medo e comportamento agressivo. Foi também realizada uma análise do conteúdo verbalizado em relação às causas em uma perspectiva de gênero, enfatizando as diferentes formas de tratamentos realizados pelos pacientes (o tratamento psicoterápico e o farmacoterápico). Nossos resultados sugerem que, no grupo estudado, a depressão apresenta-se como sendo a causa afetiva a mais freqüente, independente do gênero, e os sintomas mais presentes são os sintomas físicos, baixa auto-estima e desânimo, respectivamente. No que se refere à análise da descrição da qualidade dos sintomas apresentados pelos pacientes da faixa etária de 15 à 25 anos que fazem tratamento é de fundamental importância, não havendo superioridade de algum tratamento sobre o outro e sim o que deve ser levado em consideração são as necessidade de saúde do paciente para que o tratamento seja definido.
Assuntos Depressão mental
Psicoterapia