Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.285    F475r    DIS   
Autor Principal Figueiredo, Rosana Mendes Éleres de .
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Reversão de fracasso escolar na disciplina matemática com crianças do ensino fundamental da rede pública : uma contribuição da análise do comportamento / Rosana Mendes Éleres de Figueiredo ; orientador, Olavo de Faria Galvão.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 57 f.; 29,5 cm
Notas Área de concentração: Psicologia experimental
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O fracasso e a evasão esclar continuam apresentando índices significativos, porque as tentativas de solução para esses problemas não vêm obtendo o êxito esperado. O presente trabalho teve como objetivo: 1. descrever oss principais "erros" apresentados por alunos do ensino fundamental, caracterizados pela escola como alunos com história de fracasso escolar na disciplina matemática e, por motivo, pertence às salas especiais de um projeto denominado de projeto aceleração e, 2. a construção teste de um procedimento didático para auxiliar o professor na reversão do fracasso que alunos vêm apresentando em matemática. Um teste de matemática foi aplicado a 84 crianças de uma escola da periferia de Belém, para detectar os desempenhos escolares dessas crianças, em tarefas indicadas como supostamente produtoras de erros. O procedimento didático foi testado em 03 crianças do sexo feminino, caracterizadas como crianças com história de fracasso escolar, que apresentaram baixos índices de acertos. Foram contadas as freqüências das seguintes categorias de erro: "contagem"; "armnação"; "operar com zero"; "troca de sinal" e "procedimento". No teste de sondagem e no pré-teste, P1 apresentou respostas erradas de vários tipos; após a aplicação do procedimento de reversão, os erros de P1 concentraram-se em "erros de contagem". P2 aumentou probabilidade de respostas corretas frente às operações de adição; multiplicação e subtração. P3 aumentou a probalidade de acertos nas quatro operações fundamentais, apesar de ainda apresentar erros, principalmente quando "operava com zero". Os resultados obtidos indicam que o ensino programado e personalizado pode reverter o fracasso escolar nas quatro operações matemáticas. Mais pesquisas que visem a operacionalização das seqüências comportamentais correspondentes à execução das quatro operações fundamentais no ensino da matemática, e a formação do professor como um programador de contigências poderão se constituir em ferramentas para a redução do fracasso escolar.
Assuntos Fracasso escolar
Psicologia educacional
Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino