Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.317    N244s    DIS   
Autor Principal Nascimento, André Cavalcante do
Entradas Secundárias - Autor Lopes, Luiz Antônio Corrêa orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Sistema de regulação da corrente de saída de um retificador de potência a diodos e reatores saturáveis controlados / André Cavalcante do Nascimento; orientador, Luiz Antônio C. Lopes
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física x,73 f. ; 30,8 cm
Notas Área de concentração: Sistemas de energia elétrica
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2001.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo feito na fábrica da ALBRAS (Aluminio Brasileiro S.A) localizada em Barcarena-PA, visando o desenvolvimento de um novo controlador de corrente do tipo PWM na quarta linha de redução da ALBRAS. O atual, baseado no controle do ângulo de dispar dos tiristores, está fora de linha e por seu longo tempo de utilização, tem apresentado problemas de manutenção e confiabiliade. Inicialmente, um estudo detalhado das diversass partes que compõe o sistema de redução de alumínio é desenvolvido. Então dois novos sistemas de controle, um analógico baseado em amplificadores operacionais e o outro digital baseado em CLP, são implementados para o conversor estático PWM. Os circuitos de controle apresentam algumas propriedades adicionais, sando que o digital permitirá no futuro também uma melhor supervisão da operação. São apresentados alguns resultados de simulação obtidos após o modelamento de alguns equipamentos importantes que fazem parte do sistema de redução de alumínio e, no final do trabalho, alguns resultados práticos parciais adquiridos no parque industrial da ALBRAS são também mostrados.
Assuntos Albras (Firma)
Controladores elétricos
Reguladores de voltagem
Reatores elétricos
Alumínio - Indústria Barcarena (PA)