Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
579.4    I79a    T   
Autor Principal Ishikawa, Edna Aoba Yassui .
Entradas Secundárias - Autor Schneider, Horacio , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Abordagem molecular para a identificação de linhagens de Leishmania do subgênero Viannia / Edna Aoba Yassui Ishikawa ; orientador: Horacio Schneider.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xii,133 f. : il. ; 29,8 cm
Notas Área de concentração: Genética e Biologia molecular
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O minicírculo compkleto do KDNA de Leissmania das espécies L (v.) guyanenensis (N=8), L. (V.) shawi (N=25), L. (v.) brasilienseis (N=41), L. (v.) naiffi (N=5), L. (v.) lainsoni (N=5), L. (L) amazonensis (N=3) e L. (L) chagasi (N=3) foram sequenciadas e comparadas a fim de obter iniciadores espécie-específicos, especialmente para as espécies pertencentes ao subgênero Viannia da região Amazônica, a serem utilizadas na técnica da "Reação em Cadeia da Polimerares (PCR)". Realizoau-se a análise das sequências nucleotídicas da região conservada, que se limita dentro de uma faixa de 200pb, no minicírculo. Os resultados mostraram que não é possível obter um único iniciador espécie-específico dentro da seqüência de kDNA. No entanto observou-se nas posições 114 e 115 a ocorrência de variação polimórfica, tdndo sido identificado quatro haplotipos: CA, TC, TA e CG. Os haplotipos TC e TA observado s em L. (V.) braziliensis. Haplotipos CA, TC e CG em L. (V.) shawi. Já, na espécie L. (V.) guyanensis foram encontrados dois haplotipos CA e TC. Os haplotipos CG e TA são específicos de L. (V.) shawi e L (V.) brasiliensis, respectivamente. Assim foram obtidos iniciadores de tamanho entre 19 a 25 pb com base nestes haplotipos que foram capazes construir um painel esquizodêmico para a identificação destes parasitas por PCR.
Notas Locais Museu Paraense Emílio Goeldi
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assuntos Leishmania
Leishmaniose