Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
374    S237e    DIS   
Autor Principal Santos, Ana Cláudia Cunha dos .
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Ensino de leitura a partir de unidades mínimas a jovens e adultos / Ana Cláudia Cunha dos Santos ; orientador, Olavo de Faria Galvão.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 96 f. ; 29,2 cm
Notas Área de concentração: Análise experimental do comportamento
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Em sua contribuição para a produção de conhecimentos aplicados à solução de problemas humanos, os analistas do comportamento vêm produzindo estudos sobre os processos básicos envolvidos na aquisição de desempenhos de leiitura e escrita, a na descoberta de procedimentos de ensino pra desenvolver estes repertórios. Alguns estudos têm obtido resultados positivos com a utilização de procedimentos que estabelecem o controle por unidades mínimas de leitura, sílabas, partindo do ensino de unidades macro, palavras. Resta, entretanto, pesquisar a possibilidade do ensino da leitura com procedimentos alternativos. Este estudo investiga a efetividade na instalação de desempenhos de leitura e escrita através de um programa que parte do ensino de leitura de unidades textuais mínimas para unidades maiores, utilizando técnicas operantes. Quatro dos seis participantes finalizaram o programa. Todos os participantes aprenderam a ler as palavras ensinadas. A emergência da leitura generalizada foi obtida prontamente em um participante, e com a extensão dos testes para os demais. Dois participantes aprenderam a construir palavras ensinadas e recombinadas ditadas. Os dados indicam o controle pelas unidades menores. Mais investigações do controle de estímulos sobre o comportamento de escrever palavras ditadas, uma relação importante de ser aprendida para atingir a alfabetização funcional, são necessárias.
Assuntos Alfabetização de adultos - Aspectos psicológicos
Leitura - Psicologia
Ensino programado
Fracasso escolar