Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
333.9579216    P659a    DIS   
Autor Principal Pinto, José Ribamar da Siva .
Entradas Secundárias - Autor Pereira, Henrique dos Santos , orientador
Universidade Federal do Pará . Centro Agropecuário . Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar
Título Principal Análise de incentivos institucionais no manejo participativo de fauna silvestre : o caso do projeto "Pé-de-Pincha" no noroeste do estado do Pará / José Ribamar da Silva Pinto ; orientador, Henrique dos Santos Pereira.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 82 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar, 2002
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: A fanua silvestre é um recurso de subsistência estratégico para algumas populações que habitam regiões da Amazônia, onde predominam formas de agricultura familiar tradicional. No entanto, várias espécies estão com seus estoques locais ameaçados pela caça peredatória. A ausência de políticas efizazes, que incentivem a conservação e o uso sustentável dos recursos da fauna tem contribuído para agravar esse quadro. O manejo coletivo pressupõe a descentralização administrativa e geográfica das ações de conservação, o que difere do modelo convencional baseado em unidades de conservação geridas unilateralmente pelo Poder Público. O projeto Pé-de-pincha surge como um projeto de educação e ação ambiental promovido pela Universidade do Amazonas em parceria com prefeituras municipais e agricultores familiares na microrregião do Baixo Amazonas que promove o manejo coletivo para conservação de quelônios aquáticos cm comunidades ribeirinhas do município de Terra Santa, no noroeste do Estado do Pará. Este plano apresenta resultados de um estudo de caso comparativo entre dez localidades rurais da área de atuação do projeto Pé-de-pincha com diferentes graus de sucesso na implemenetação de ações de manejo local para conservação e reprodução de quelônios. Num segundo momento, através da análise das práticas de manejo extensivo deste recurso em cada uma das localidades esstudadas a proposta era a der responder a seguinte questão: que conjunto de incentivos institucionais favorece a participação voluntária de usuários de recursos em ações de manejo extensivo e em que condições estas iniciativas são bem sucedidas? Os resultados obtidos sugerem que o sucesso da participação, nas iniciativas de manejo é relativo à comunidade com maior grau de engajamento e que avaliou mais favoravelmente a densidade do recurso, e das que tem um funcionamento das instituições de manejo local dos recursos. As de baixo poder aquisitivo e oportunidades econômicas são mais dependentes dos recursos a asserem manejados.
Assuntos Animais silvestres
Quelônio (Gênero)
Recursos naturais
Agricultura familiar