Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150.19434    S586a    DIS   
Autor Principal Silva, Francynete Melo e .
Entradas Secundárias - Autor Albuquerque, Luiz Carlos de , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Análise de variáveis envolvidas no controle por regras discrepantes das contigências de reforço / Francynete Melo e Silva ; orientador, Luiz Carlos de Albuquerque.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física iv,61 f. ; 2001
Notas Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2001
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Investigando os efeitos, sobre o seguimento subeqüente de regra discrepante, de histórias de exposição do comportamento não verbal e verbal a mudanças em contigências de reforço, foram conduzidos dois experimentos. Dezoito estudantes universitários (nove no Experimento I e nove no II) foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. Em cada tentativa, um estímulo modelo e três de comparação eram representados ao participante e, em seguida, uma lâmpada eera acesa. Na presença desses estímulos, o participante deveria apontar para os três estímulos de comparação em uma dada seqüência. As seqüências correetas eram reforçadas. Cada experimento era constituído de três condições e cada condição, de quatro sessões. As contigências na Sessão 1 eram revertidas na Sexxão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, que era iniciada com a apresentação da regra discrepante. No Experimento I, durante a Condição I, os participantes não foram solicitados a verbalizar e durante as Condições II e III, foram solicitados, através de pergunatas, a escreverem o comportamento não verbal que produzia reforço. Na Condição II, as perguntas eram genéricas do que ás feitas na Condição III. No Experimento II, no início da Sessão I, os participantes da Condição I foram expostos a instruções mínimas, os da Condição II, expostos à regra correspondente para comportamento não verbal, os da Condição III, expostos à regra correspondente para comoprtamento verbal. Todos os participantes, durante cada condição, foram solicitados a escrever e as suas respostas corretas eram reforçadas. Os resultados do Experimento I mostraram que os três participantes da Condição I não apresentaram um desempenho discriminado, de acordo com as contingências de reforço. Já dois participantes da Condição II e os três da Condição III, apresentaram desempenhos não verbal e verbal sensíveis às mudanças nas contigências nas Sessões 2 e 3. Destes cinco, quatro abandonaram o seguimento de regra descrepante na Sessão 4. Os resultados do Experimento II mostraram que todos os sete participantes que apresentaram desempenhos não verbal e verbal sensíveis às mudanças nas contigências, nas Sessões 2 e 3, abandonaram o seguimento de regra discrepante na Sessão 4; e os dois que apresentaram desempenhos não verbal e verbal insensíveis às mudanças nas contigências, nas Sessões 2 e 3, seguiram a regra discrepante na Sessão 4. Sugere-se que seguir regras discrepantes das contigências de reforço pode ser mantido ou não, dependendo da sensibilidade às mudanças nas contigências de reforço do comportamento não verbal alternativo ao especificado pela regra discrepante, antes do ouvinte ser confontrado com esta regra. Sugere-se também que solicitar ao participante, através de perguntas, que descreva o comportamento que prduz reforço, ao longo de sua exposição às contigências, pode interferir em seu desempenho.
Assuntos Comportamento verbal
Psicologia - Experiências
Comunicação não-verbal