Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
616.99419    O48d    DIS   
Autor Principal Oliveira, Ciane Martins de .
Entradas Secundárias - Autor Lemos, José Alexandre Rodrigues de orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Diagnóstico molecular da leucemia mielóide crônica através da reação em cadeia da polimerase a partir do RNAm quimérico BCR-ABL / Ciane Martins de Oliveira ; orientador, José Alexandre Rodrigues de Lemos .
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 48 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Genéetica e Biologia Molecular
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A Leuceima Mielóide Crônica (LMC) é uma expansão clonal da célula progenitora hematopoética, constitui 14 % de todas as leucemias, sua incidência é de 1,6 casos a cada 100.000 habitantes, a idade mediana do diagnóstico localiza-se entre 40 e 60 anos e há uma discreta predominância do sexo masculino: 1,4:1. A doença pode ser classificada em fases; crônica, acelerada e blástica. A fase crônica tem duração média de quatro a cinco anos; a fase a acelerada é uma transição para a fase seguinte e dura de três a seis meses; e, por fim, a fase blástica que é habitualmente fatal. O marcador genético da LMC é o cromossomo Philadelphia, que é resultado de uma translocação recíproca entre os cromossomos 9 e 22, t(9,22)(q34;q11). O proto-oncogene ABL (Abelson ) e o gene BCR("Breakpoint Cluster Region") estão envolvidos nesse rearranjo. A fusão ocorre entre a extremidade 3' do BCR e a extremidade 5' do ABL, produzindo o gene quimérico BCR-ABL que codifica uma proteína tirosina-quinase com elevada atividade, sendo este o evento patogenético fundamental da doença. Com a finalidade de analisar a distribuição das freqüências dos transcritos do gene BCR-ABL e propor protocolo para diagnóstico confirmatório de LMC, foram coletadas amostras de sangue periférico de 70 pacientes diagnosticados hematologicamente com a doença. As amostras foram analisadas através da técnica de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase a partir do RNAm). A maioria dos pacientes foi diagnosticada por esta metodologia (94,3 %) e a freqüência dos transcritos ficou assim distribuída: 35,7 % dos pacientes apresentaram o transcrito b3a2; 34,3 % b2a2; 10% b3a2; 7,1 % b3a3; 1,4 % b3a2 ela2; 5,7 % apresentaram resultado negativo para gene BCR-ABL; e 4,3 % encontraram-se em remissão molecular após transplante de medula óssea. Foram identificados dois grupos: um de bom prognóstico representadno pelo transcrito b3a2 e outro de mau prognóstico representado pelo b3a3.
Assuntos Leucemia
Polimorfismo (Genética)
Leucemia - Diagnóstico
Leucemia - Aspectos genéticos