Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
537    R484g    T   
Autor Principal Ribeiro Filho, Manoel .
Entradas Secundárias - Autor Pinho, João Tavares , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Geração automática e adaptativa de malhas para elementos finitos 2D com aplicações em eletromagnetismo / Manoel Ribeiro Filho ; orientador, João Tavares Pinho.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xiv,127 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Área de concentração: Telecomunicações
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Esta tese apresenta um novo algoritimo opara a geração automática de maçhas triangulares 2D, com domínios arbitrários, para elementos finitos. a estrutura a ser malhada pode conter diversos subdomínios, inclusive com a presença de buracos, e com grande variação nas dimensões da fronteira externa, se comparada com as fronteiras internas. O algoritmo de refinameneto usa a técnica baricêntrica em conjunto com Delaunay e, para melhorar a qualidade final das malhas, relaxação seguida da suavização laplaciana. São apresentados diversos exemplos de malhas com apresentação de estatísticas de qualidade, que comprovam a excelência das malahas geradas. Foram realizadas diversas simulações numéricas pra problemas de eletromagnetismo em altas freqüências, que comprovam a eficácia das malhas geradas para o método dos elementos finitos.
Assuntos Eletromagnetismo
Diferenças finitas