Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
907.202    L732f    DIS   
Autor Principal Lima, João Marcelo Vieira .
Entradas Secundárias - Autor Holanda, Sílvio Augusto de Oliveira , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Filippe Patroni, entre a história e a ficção / João Marcelo Vieira Lima ; orientador, Sílvio Augusto de Oliveira Holanda.
Publicação 2002.
Descrição Física 102 f. ; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este estudo analisa a construção da personagem Filippe Patroni no romance Cabelos no Coração, de Haroldo Maranhão, procurando contrapor a essa narrativa as biografias históricas existentes sobre o jornalista paraense. Para isso, vale-se de teóricos, como Paul Ricoeur, que investigam as relações entre o ficcional e o histórico. Analisa-se a recepção da obra de Haroldo Maranhão a partir da técnica do pastiche, existente em grande parte da obra deste escritor, em que se absorve criativamente a linguagem do autor homenageado. Nesse estudo, é possível analisar, através de diversos recursos estilísticos existentes na obra, um estilo provocativo, indo de encontro à maneira habitual de escrever e ler a História, agindo, dessa forma, criticamente sobre a concepção tradicional da historiografia relacionada basicamente com a verdade dos fatos.
Assuntos Patroni, Felipe - História
Maranhão, Haroldo Cabelos no coração Crítica e interpretação
Literatura brasileira - História e crítica