Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.367    F383c    DIS   
Autor Principal Ferreira, Ana Patrícia .
Entradas Secundárias - Autor Pelaes, Evaldo Gonçalves , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Codificação de imagens em cores usando a transformada seno discreta com rotação de eixos - DSTr / Ana Patrícia Ferreira ; orientador, Evaldo Gonçalves Pelaes.
Publicação Belém : [s.n.], [2001].
Descrição Física xiv,62 f. : il. ; 28,7 cm
Notas Área de concentração: Telecomunações
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2001
Resumo: Este trabalho aapresenta um método de codificação de imagens em cores usando a transformada seno discreta com rotação de eixos (DSTr), abordando ainda conceitos sobre imagens em cores, seus fundamentos, representações, processamento, espaço de cores e teoria tricrominância, que trata ds combinações das cores vermelho, verde e azul, para a aquisição de outras cores. O crescente uso de imagens digitais em cores, envolvendo armazenamento e transmissão, tem incentivado bastante a adoção de novos métodos de codificação e compressão de imagens, segmentação, realce, etc. No método de codificação de imagens em cores usando a transformada seno discreta com rotação de eixos (DSTr), apresentando, as componente de crominância decimadas são intepoladas pela DSTr, que é usada tanto par a codificação como para interpolação das componentes, além de reduzir efeitos de blocos na imagens reconstituidas. Os resultados obtidos utilizando este método são comparados com os obtidos com imagens codificadas usando a transformada coseno discreta (DCT) com interpolação cúbica e bilinear. Os resultado obtidos por simulação mostram que o método usando DSTr apresenta resultados superiores aos da DCT, para taxas de dodificação acima de 1.2. bpp.
Assuntos Processamento de imagens
Transformadas integrais
Interpolação