Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3824    C837a    DIS   
Autor Principal Costa, Karlo Queiroz da .
Entradas Secundárias - Autor Dmitriev, Victor , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Antenas de microfita retangular que utilizam estubes periódicas para redução das dimensões / Karlo Queiroz da Costa ; orientador, Victor Dmitriev.
Publicação Belém : [s.n.], [2002].
Descrição Física xix, 86 f.; 30,5 cm
Notas Área de concentração: Telecomunicações
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002
Inclui bibliografia
Resumo: Neste trabalho é apresentado um novo método para a análise de redução das dimensões da microfita retangular com estubes periódicos, a qual pode operar como ressoador ou radiador. O método baseia-se no modelo da cavidade, sendo que oos estubes são modelados por condições de contorno de impedância. Por meio deste modelo, são analisados quatro tipos de microfitas: a retangular que possui estubes em um lado, a quadrada com estubes longitudinais e a retangular com estubes laterais. Por meio de simulações, das equações obtidas, utilizando software MATLAB 6.0, são calculados, para todos os casos, a variação da freqüência ressonante fundamental em função das características dos estubes. Para o último caso citado acima, é determinado também os efeitos dos estubes em outros parâmetros característicos da microficha.
Assuntos Antenas (Eletrônica)