Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.367    C355c    DIS   
Autor Principal Castro, Adalbery Rodrigues .
Entradas Secundárias - Autor Pelaes, Evaldo Gonçalves , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Codificação adaptativa de imagem monocromática / Adalbery Rodrigues Castro ; Evaldo Gonçalves Pelaes.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física viii,62 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Área de concentração: Telecomunicações
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho apresenta uma técnica de codificação adaptativa de imagens monocromáaticas, que utiliza a classificação dos blocos de tamanho NxN, de acordo com a energia de cada bloco transformado, gerando quatro classes com igual número de blocos por classe. A tabela de alocação de bits neste método é determinada pela regra da lo-variância, utilizando-se um único bloco formado de quatro sub-blocos de tamanho NxN, cada um pertencente a uma classe. O método é aplicado utilizando a Transformada Co-seno Discreta (DCT), quatro classes distintas e usando quantização uniforme, com blocoss de tamanhos 8x8 ou 16x16 pixel. Os resultados foram comparados com os obtidos com imagens codificadas sem a classificação, para taxas de 0.25 a 5 bpp (bit por pixel), mostrando uma vantagem de até 10 dB na SNR.
Assuntos Processamento de imagens - Técnicas digitais
Processamento de sinais