Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
363.7098115    R672e    DIS   
Autor Principal Rocha, Maria de Nazaré Almeida .
Entradas Secundárias - Autor Ferrari, Stephen Francis , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Educação ambiental em comunidades de ilhas no entorno do reservatório da UHE Tucuruí - PA / Maria de Nazaré Almeida Rocha ; orientador, Stephen Francis Ferrari.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física x,77 f. : il. ; 29,1 cm
Notas Área de concentração: Educação ambiental
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetivou desenvolver um programa de educação ambiental, que considere a realidade de pequenas comunidades rurais. Foi desenvolvida em três comunidades (São Pedro, São João e Santa Maria) no entorno do Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, tendo como público alvo 60 famílias destas comunidades. Utilizou-se o método de pesquisa ação, buscando com isso aumentar o conhecimento e a mudança de valores sobre as questões ambientais, usando os recursos pedagógicos de cursos, palestras, oficinas, encontros e seminários realizados em diferentes etapas. Os dados foram coletados por meio de questionamentos de pré e pós-teste e encontros comunitários durante o período de dois anos. As questões apresentavam princípio informativo, para identificar o conhecimento da comunidade quanto à consicência ecológica idividual e coletiva. O maior problema identificado na área de estudo foi o alto número de casos da malária, o que estimulou buscar a prevenção através de duas alternativas: oficina de sensibilização, que trabalhou o processo educativo para a conscientização sobre a ecologia do mosquito Anopheles, transmissor da malária, e suas formas de prevenção. Os resultados mostraram ganhos cognitivos, mudança de hábitos e valores, além de um grande envolvimento comunitário nas questões relacionadas ao meio ambiente. Os resultados de testes escritos mostraram ganhos maiores nos membros das comunidades onde foi realizada estratégia de intervenção. Uma preocupação deste programa foi conscientizar sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais e da preservação do ecossistema no entorno do lago, assim como viabilizar o manejo sustentável dos recursos aí existentes, engajando-as em projetos que busquem a melhoria da qualidade de vida associada ao reflorestamento de áreas degradadas, para o qual podem contribuir significativamente. O desenvolvimento de programas desta natureza são importantes pra formar uma conciência crítica que vise a melhoria da qualidade de vida destas populações e, em conseqüência disso, possibilite a preservação dos ecossistemas naturais dessas ilhas.
Assuntos Educação ambiental Tucuruí (PA)
Comunidades agrícolas Tucuruí (PA)
Usinas hidrelétricas
Malária