Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
155.418    A345e    DIS   
Autor Principal Albuquerque, Niele Márcia Amaral de .
Entradas Secundárias - Autor Paracampo, Carla Cristina Paiva , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Efeitos da monitorização da tarefa sobre a sensibilidade do seguimento de instruções a mudança nas contigências / Niele Márcia Amaral de Albuquerque ; orientadora, Carla Cristina Paiva Paracampo ; co-orientador, Luiz Carlos de Albuquerque.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física vii, 35 f.; 29,3 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2002
Inclui referências e anexos
Resumo: A literatura tem sugerido que o seguimento de instruções tende a ser mantido quando é monitorizado por membros da comunidade verbal identificados como "autoridades" e tende a deixar de ocorrer quando produz perda de reforçadores Considerando isto, o presente estudo objetivou investigar se o seguimento de instruções muda ou não acompanhando às mudanças nas contingências de reforço programadas, quando o comportamento de seguir instruções produz perda de forçadores e é monitorado por um observador. Doze crianças entre oito e nove anos de idade foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. Em cada tentativa, um estímulo modelo e dois de comparação (arranjos de estímulos) eram apresentados, simu ltaneamente; em seguida, uma lâmpada era acesa. Na presença desses estímulos, o participante deveria tocar um dos estímulos de comparação. As respostas corretas, evitavam perda de reforçadores e as respostas incorretas produziam perdas de reforçadores. O experimento se constituiu de duas condições e cada condição, de cinco fases. Nas duas condições, conduzidas com participantes diferentes, as Fase , 3 e 5 eram iniciadas com a apresentação de instruções correspondentes às contingências. As Fases 2 e 4 eram iniciadas apenas com a apresentaçao de um arranjo de estímulo. As respostas corretas nas Fases 1, 3 e 5 eram escolher o estímulo de comparação igual ao modelo na presença da luz verde e escolher o diferente na presença da luz vermelha e nas Fases 2 e 4, eram escolher o estímulo igual ao modelo na presença da luz vermelha e escolher o diferente modelo na presença da luz verde. Assim as contigêngias em vigor na Fase 1 eram revertidas na Fase 2, restabelecidas na Fase 3, novamente revertidas na Fase 4 e restabelecidas na Fase 5. As Condições I e II diferiram apenas com relação à fase na qual o observador era introduzido na situação experimental. Na Condição I, o observador era introoduzido no início da Fase 4 e na Condição II, era introduzido no início da Fase 2. Os resultados mostraram que, na Condição I, todos os seis participantes seguiram as instruções nas fases 1, 3 e 5 e abandonaram o seguimento de instruções nas Fases 2 e 4. Na Condição II, todos os participantes seguram as instruções nas Fases 1, 3 e 5. Na fase 2, dois participantes abandonaram o seguimento de instruções. Na fase 4, um participante continuou seguindo as instruções e cinco abandonaram o seguimento de instruções. Estes resultados sugerem que, mesmo quando é monitorado, o seguimento de insstruções tende a deixar de ocorrer quando produz perda de reforçadores.
Assuntos Crianças - Desenvolvimento
Comportamento verbal