Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
599.8517    R577e    T   
Autor Principal Rímoli, José .
Entradas Secundárias - Autor Ferrari, Stephen Francis , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Ecologia de macacos-prego (Cebus apella nigritus, Goldfuss, 1809) na Estação Biológica de Caratinga (MG) : implicações para a conservação de fragmentos de mata atlântica / José Rímoli ; orientador, Stephen Francis Ferrari.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física xiv,187 f. : il. ; 30,1 cm
Notas Área de concenteração: Biologia ambiental
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Dados sistemáticos da ecologia e do comportamento de um grupo habituado de macacos-pregos- pretos (Cebus apella nigritus, Goldfuss, 1809) foram coletados durante um período de estudo composto por 15 meses, de junho de 1995 a agosto de 1996 na Estação Biológica de Caratinga (EBC) no Esstado de Minas Gerais, Brasil. Observações acerca da dieta, preferências por hábitats, comportamento de dispersão e interações sociais de um grupo formado por 24-29 indivíduos foram registradas diariamente através de um ciclo anual completo, por meio de amostras de varredura de 5 minutos a intervalos de 10 minutos. Dados da ecologia e do comportamento foram conseguidos aatravés de 14.259 registros em 3569 varreduras e indicaram que os macacos-prego despendem em média: 15,99 % do seu tempo de atividade realizando um forrageamento observacional ou varreduras a procura de presas animais, 11,80% em forrageamento manipulativo-destrutivo, 26,12 % em deslocamentos, 37,99 % consumindo itens alimentares, 5,23 % descansando e 3,59 % em interações sociais. Apesar da sazonalidade no clima e nas precipitações, os macacos-prego despenderam proporções consideráveis de tempo nessas atividades ao longo ddos meses, sendo que o orçamento de atividades variou consideravelmente. Diferenças entre o orçamento de atividades de machos e fêmeas adultas foram significativas para três categorias: o forragear manipulativo, a varredura e o descansar. Durante o comportamento de forrageamento os machos despenderam mais tempo em varreduras e fêmeas no forrageamento manipulativo-destrutivo. O grupo utilizou uma área de vida de 268 ha e deslocou-se em média cerca de 1605,0 m por dia. Macacos-prego despenderam significativamente mais tempo em matas secundárias (50,64 %) e primárias (29,08 %) e relevante quantidade de tempo em capoeiras (12,58 %) e plantações (7,7 %). Os animais reutilizaram a plantação de cana-de-açúcar sistematicamente durante o ano, principalmente nas estações secas quando a concentração de açúcar pareceu atingir o seu extremo. Os animais despenderam cerca de 20,27 % do tempo dedicado a material vegetal diverso e 20,16 % consumindo cana-de-açúcar. Os resultados dessa tese proporcionaram valiosos parâmetros comparativos para o entendimento da ecologia e do comportamento de Cebus apella nigritus em um fragmento de Mata Atlântica que contribuirão para o desenvolvimento de planos de manejo e conservação tanto da espécie estudada quanto desse ameaçado ecossistema.
Notas Locais Museu Paraense Emílio Goeldi
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assuntos Cebus apella - Ecologia
Cebus apella - Comportamento
Mata Atlântica - Conservação