Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
660.284425    C277e    DIS   
Autor Principal Carioca, Cláudia Regina Ferreira .
Entradas Secundárias - Autor Silveira, Benedito Inácio da , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Estudos de processos de hidrolise para o óleo de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) em sistemas descontínuos / Cláudia Regina Ferreira Carioca ; orientador, Benedito Inácio da Silveira.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 101 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Área de concentração: Desenvolvimento de processos químicos
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2002
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Foram abordados os aspectos gerais da espécie Carapa guanensis Aubl. e suas formas de aproveitamento, evidenciando a importância industrial dos ácidos graxos, bem como os prodessos de hidrólise possíveis de serem realizados com óleos vegetais. O óleo de andiroba, devido às suas propriedades medicinais, constitui um dos produtos naturais da Amazônia que mais tem esperado o interesse das indústrias cosméticas e farmacêuticas, nos últimos anos. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de caracterizar, avaliar qualitativa e quantitativamente e estudar os processos de hidrólise deste óleo. Experimentalmente, investigou-se as hidrólises enzimáticas do óleo de andiroba: pH: 6,4 e 7,0, tempo de reação: 4 e 7 horas, temperatura: 27 e 50 ºC, com e sem agitação; e hidrólises ácida: temperatura: 100 e 150 ºC, tempo de reação: 30 e 60 minutos, concentração de substrato: 25 e 40 % v/v, concenteração de ácido: 6 e 11 % para a hidrólise ácida e concenteração de KOH: 1,34 e 2,67 N para a hidrólise básica, de acordo com um planejamento fatorial de dois níveis. Os dados obtidos de conversões foram ajustados satisfatoriamente a um modelo de primeira ordem com as conversões de equilíbrio variando de 70 a 84 %. A caracterização foi ralizada avaliando-se diferentes propriedades físico-químicas de acordo com os métodos estabelecidos pela AOCS, a composição foi determinada por cromatografia dasosa e as reações de hidrólise foram acompanhadas por titulação do conteúdo reagente ao longo do tempo. Durante as reações foram verificadas a influência de alguns parâmetros, dentre os quais o efeito da agitação e do tempo de reação na hidrólise enzimática e tempo de reação e concentração de catalisador na mistura água-óleo nos processos químicos. A partir deste estudo conclui-se que a hidrólise do óleo de andiroba constitui uma transformação química interessante.
Assuntos Andiroba
Hidrólise
Sementes oleaginosas
Plantas tropicais
Óleos vegetais
Ácidos graxos