Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
667.29    S586o    DIS   
Autor Principal Silva, Evaldo Martins da .
Entradas Secundárias - Autor Rogez, Hervé , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Otimização de métodos de análise de antocianinas : poder antioxidante e quantificação rápida / Evaldo Martins da Silva ; orientador Hervé Rogez.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física xvi,126 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: As antocianimas são potentes antioxidantes coloridos que podem prevenir o surgimento de muitas doênças e minimizar os efeitos do envelhecimento, bem como retardar a degradação de alimentos, ao atuar como capturador de radicais livres. As frutas vemelhas são fontes ricas em alguns tipos de antocianinas, sendo objeto de estudo deste trabalho seis dessas frutas: amora (Rubus fructicosus), ameixa preta (Prunus domestica), cereja (Prunus cerasus), laranja sangüínea (Citrus sinensis), groselha preeta (Ribes nigrum) e açaí (Euterpe oleraceae). Uma quantificação rigorosa por CLAE foi realizada empregando os padrões relativos às antocianinas pesentes nessas frutas, diferentemente do método usual qu se baseia apanas em um único padrão. Os teores encontrados concordam com aqueles da literatura científica, exceto para a groselha preta, a qual possui um perfil mais complexo e, neste caso, o método tradiconal se mostra menos eficiente. Paralelamente, para essas mesmas frutas foram adaptados os testes de dosagem do poder antioxidante, o ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity) e o TEAC (Trolox Equivalent Antiocidant Capacity), pelo emprego de microplacas. Tentou-se verificar a existência de uma correlação entre o poder antioxidante e o teor em antocininas das polpas dessas frutas. Uma razoável correlação fo encontrada apenas com o teste TEAC da fração hidrofílica ds polpas. Por outro lado, verificando-se a relação entre estes testes com a concentração de padrões em cianidina-3-glicosídeo e a cianidina-3-rutinosídeo, foi encontrada uma boa relação linear (p<0,001) sem nehum efeito de interação (p>0,1). Aproveitando-se do elevado poder colorante das antocianinas, procedeu-se também ao desenvolvimento de um método de quantificação rápida através da colorimetria tristímulo. Através da modelagem matemática e empregando recursos computacionais, passou-se à manipulação dos dados de cor CIE X, Y e as concentrações de extratos de antocianinas de açaí, usando como referência para as medidas o método espectrofotométrico diferencial. Uma nova escala de cor foi obtida relacionando-se linearmente com a concentração em antocianinas. Uma relação matemática entre os parâmetros dos modelos propostos foi encontrada, facilitando os cálculos computacionais.
Assuntos Antocianinas
Antioxidantes