Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
667.27    F383c    DIS   
Autor Principal Ferreira, Márcia de Fátima Pantoja .
Entradas Secundárias - Autor Faria, Lênio José Guerreiro de , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Contribuição ao estudo da fotodegradação de corantes de urucum (Bixa Orellana L.) no processo de tingimento de fibras vegetais / Márcia de Fátima Pantoja Ferreira ; orientador, Lênio José Guerreiro de Faria.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física ix,63 f. : il. ; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2001
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Estuda-se o processo de tingimento de fibras vegetais e quantifica-se o poder de fixação da cor no substrato através do mordente químico ácido cítrico, utilizando-se extratos alcalinos de urucum (Bixa orellana L.) como solução corante. A estabilidade do corante após tingimento de fibras de curauá (Ananas erectiforlius), submetidas à incidêcia de luz ultravioleta e incandescente em contato com ar atmosférico, sob condições controladas de temperatura, intensidade luminosa e umidade relativa, é avaliada com base em um projeto fatorial de experimentos completo em dois níveis, com o teor de bixina da solução corante obtida por processo padronizado de extração com as fibras previamente tratadas, como variável de resposta. São identificadas as vairáveis isoladas e combinações binárias que são estatisticamente influentes na resposta considerada e proposto um modelo não linear representativo do processo.
Assuntos Corantes
Corantes e tingimento
Fibras
Urucuzeiro