Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
498.387    F316l    DIS   
Autor Principal Felix, Maria Ivanete de Santana .
Entradas Secundárias - Autor Cabral, Ana Suelly A. C. (Ana Suelly Arruda Câmara) , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal A Língua geral amazônica : contribuição para o estudo de suas variedades dialetais faladas ao longo do Rio Amazonas e seus tributários, nos séculos XIX e XX / Maria Ivanete de Santana Felix ; orientadora, Ana Suelly Arruda Câmara Cabral.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física 111 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 2002
Inclui referências bibliográficas e anexo
Resumo: Esta dissertação é uma primeira tentativa de identificar as variedades dialetais da Língua Geral Amazônica (LGA) faladas nos séculos XIX e XX. Os dados que serviram de base para este estudo consistem nos registros de várias versões de mitos de origem indígena feitos pelo General José Vieira Couto de Magalhães, em diferentes localidades ao longo do Rio Amazonas, nos registros de frases e de uma conversação feitos pelo geólogo americano Charles Frederik Hartt no baixo Amazonas, e no registro do vocabulário e de frases do Rio Negro do conde naturalista italiano Ermano Stradelli. O presente trabalho fundamenta-se no conceito clássico de dialeto como um feixe de isoglossas e nele foram observadas exclusivamente as variações diatópicas da LGA, dada a natureza dos dados lingüísticos disponíveis. Os traços lingüísticos coincidentes, que foram de natureza fônica, morfologica e lexical, permitiram a identificação de onze unidades sintópicas ou variedades dialetais. Com este trabalho, que deverá se ampliado no futuro, pretende-se contribuir com os estudos daletológicos das línguas naativas do Brasil. As principais referências metodológicas deste estudo são ROSSI (1963), FERREIRA et alii (1987) e ARAGÃO E MENEZES (1984).
Assuntos Língua tupi-guarani - Dialetos
Linguagem e linguas - Variação
Índios - Línguas