Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
152.335    P149e    DIS   
Autor Principal Paixão, Carlos Benedito Pereira da .
Entradas Secundárias - Autor Martin, William Lee Berdel , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Os Efeitos da idade sobre o padrão de preferência manual, podálica e desempenho manual em destros e canhotos / Carlos Benedito Pereira da Paixão ; orientador, William Lee Berdel Martin.
Publicação Belém : [s.n.], 2002.
Descrição Física viii,95 f.; 29,2 cm
Notas Área de concentração: Psicologia experimental
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, 2002
Inclui bibliografia e anexos
Resumo: Dados anteriores revelaram uma incidência maior de canhotismo entre indivíduos jovens do que naqueles acima de 50 anos: quando se considera o grau de preferência manual e podálica, pois na medida em que a idade aumenta, o grau de destrimanismo aumenta. As explicações para estas tendências relacionadas a idade foram baseadas em quatro hipóteses alternativas. A hipótese de modificação atribui tais tendências à presença de diferenças entre as gerações na tolerância social de conhotismo, enquanto que a teoria de eliminação seletiva afirma que, em relação aos destros, a longetividade de canhotos seria reduzida. Há uma terceira hiótese que postula que, a partir da idade de 50 anos, o hemisfério direito envelhece mais rápido do que o hemisfério esquerdo; com a perda de controle sobre as especializações motoras no lado esquerdo, tais funções são assumidas pelos membros no lado direito do corpo. A quarta hipótese enfatiza os efeitos de aprendizagem cumulativa ocorrendo num mundo orientado para destros, onde, no decorrer do tempo, preferências laterais gradativamente se tornam ainda mais desstras. Com a finalidade de avaliar a validade destas hipóteses, dados sobre preferência manual, podálica e desempenho no Teste de Pontilhar Pontos foram coletados em 1514 respondentes, sendo 1367 desstros e 147 canhotos. Não houve, através das faixas etárias nenhum decréscimo sistemático de canhootismo entre o sexo masculino e apenas um decréscimo ligeiro entre o sexo feminino. Com o avanço da idade, houve um acréscimo em favor do lado direito no grau de referência manual e podálica somente em destros; houve um decréscimo nas diferenças entre as mãos ao longo da idade e essa tendência foi restrita aos destros. Entre os canhotos, não foi encontrada qualquer tendência unilinear através das idades nos padrões de preferência lateral nem no desempenho no teste de proficiência. Além disso, mais de 50% dos canhotos idosos sofreram pressões contra suas preferências esquerdas e destes, quase 35% adotaram a mão direita para escrever. Em conjunto, estas tendências não dão respaldo nem para a hipótese de eliminação seletiva nem para aquela postulando o envelhecimentoo precoce do hemisfério direito; e quaisquer diferenças encontradas entre as gerações na prevalência da mão esquerda para escrever seriam melhor explicada pela hipótese de modificação. Em contraste, seria plausível aatribuir o aumento no grau de preferências destras à teoria de desenolvimento enfatizando os efeitos cumulativos decorrentes da convivência num mundo orientado para o lado direito.
Assuntos Destrismo e sinistrismo