Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
572.85    C745p    DIS   
Autor Principal Conde, Valney Mara Gomes .
Entradas Secundárias - Autor Diniz, Domingos Luis Wanderley Picanço , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Papel da adenosina na regulação de resposta secretória atrial a diminuição do fluxo de nutrientes / Valney Mara Gomes Conde ; orientador, Domingos Luís Wanderley Picanço Diniz.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física x,70 f.; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, 2001
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A adenosina exerce efeitos potentes em muitos processos fisiológicos, incluindo a regulação da atividade cardíaca, sobre a qual pode atuar como um fator homeostático local, em condições normais ou alteradas de variação do seu metabolismo. A modulação da atividade contrátil, da perfusão coronáriana e da síntese e secreção de outros fatores locais de proteção celular, como o pertídeo natriurético atrial (ANP) e o óxido nítrico (NO), são alguns dos diversos efeitos induzidos por seus receptores externos de membrana. Nos propusemos a avaliar efeitos de bloqueadores específicos de recaptação ou degradação, de antagonistas e agonistas de adenosina com o objetivo de estudar o significado funcional dos efeitos da adenosina intersticial sobre a secreção de ANP, síntese de óxido nítrico (NO) e consumo de oxigênio (O2) em átrios direitos isolados de ratos albinos (WISTAR) adultos e submetidos a diminuição de fluxo de perinfusão (50 %). A diminuição do fluxo de nutrientes induziu aumento da concentração de nitrato (µM) seguido de diminuição da concentração de ANP (pg/ml) no eluato e consumo de O2 pelo tecido, sugerindo que o aumento da síntese de óxido nítrico seja responsável pela inibição observada. Por outro lado, foi sugerida uma diminuição de responsividade de receptores a diferentes acúmulos de adenosina intersticial induzida por dipiridamol, posto que somente uma suave elevação da concentração de ANP no eluato foi observada para menor e maior dose do bloqueador. A predominância de efeitos estimulatórios nessa condição foi confirmada pela inibição da liberação de ANP induzida por antangonistas de receptores A1 ou A2, sugerindo que uma ação tônica estimulatória da adenosina possa ocorrer em condições de fluxo diminuído. A potente elevação da concentração de ANP induzida por agonistas A3 sugere a participação deste receptor nestes mecanismos.
Assuntos Adenosina
Peptídeos natriuréticos atriais
Anoxemia
Óxido nítrico