Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
664.0284    R375a    DIS   
Autor Principal Reis, Hellen Patrícia Flores .
Entradas Secundárias - Autor Faria, Lênio José Guerreiro de , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Química. Curso de Mestrado em Engenharia Química.
Título Principal Adsorção de voláteis do extrato de cúrcuma (Curcuma longa L.) seca visando sua aplicação como corante em alimentos / Hellen Patrícia Flores Reis ; orientador, Lênio José Guerreiro de Faria.
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física xiii,103 f.; 30,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química, Curso de Mestrado em Engenharia Química, 2001
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A cúrcuma (Curcuma longa L.) é uma planta corante cuja parte útil são os rizomas. Contém como componente principal a curcumina, que confere cor amarela aos alimentos, obtida geralmente por extração com solvente. A curcumina apresenta capacidade de substituir corantes artificiais como a tartrazina. A cúrcuma apresenta também duas características bastante acentuadas, que são seu aroma e sabor, devido a combinações entre seus voláteis contidos no óleo. Com a finalidade de reduzir esses voláteis, foi realizado o processo de adsorção em carvão ativado proveniente de matéria prima natural, sem que houvesse influência significativa no teor de curcumina. Foi utilizado o modelo matemático de Anderson para estimar o comportamento do processo de adsorção de curcumina, o que apresentou bons ajustes aos dados experimentais. Realizou-se também, análises qualitativas e quantitativas com intuito de se conhecer os principais voláteis existentes nos extratos de cúrcuma, que conferem aroma e sabor, sendo identificado o alfa'-felandreno como constituinte em maior quantidade. O corante foi aplicado na farinha de mandioca e procedida a análise sensorial, resultando em 90,73 % de aceitação em relação ao aroma e 88,8 % de aceitação do sabor, considerando um excelente resultado.
Assuntos Cúrcuma - Secagem
Corantes
Adsorção
Farinha de mandioca