Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.1709811    G633h    2001    DIS   
Autor Principal Gomes, Sérgio Barbosa
Entradas Secundárias - Autor Campos, Indio Orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal A Hidrovia do Tocantins : uma nova alternativa para o escoamento da soja / Sérgio Barbosa Gomes ; orientador Índio Campos
Publicação Belém : [s.n.], 2001.
Descrição Física 139 p. : il. ; 29 cm
Notas Trata-se de um estudo sobre a hidrovia do Tocantins, no qual discure o seu estágio atual e suas potencialidades de redução do custo do frete agrícola. Nos últimos anos a economia brasileira tem sofrido grandes mudanças. No setor de infra-estrutura de transporte essas mudanças passam pela implementação do multimodalismo, fundamental para a inserção do país e/ou região no mercado consumidor nacional e internacional de forma mais competitiva. Quanto a este aspecto, a hidrovia do Tocantins apresenta perspectivas de contribuição para a racionalização da matriz de transporte no país, criação de pólos agro-industriais e de construção naval, redução de preços de insumos e equipamentos agrícolas, geração de emprego via expansão e verticalização do setor agropecuário e de integração regional. Seu processo de efetivação, porém, esbarra na dificuldade de compatibilizar crescimento econômico com equidade social e preservação ambiental.
Assuntos Produtos agrícolas Tocantins, Rio, Bacia
Soja Amazônia